9 de setembro de 2012

semana 37
Mulheres que tecem futuro



Al Kawtar significa coragem, generosidade. Para 33 mulheres marroquinas significa lugar-de-realização-dos-seus-direitos.
No centro de Marraquexe, num antigo riad de inspiração francesa, existe um refúgio para mulheres – jovens e menos jovens – com algum tipo de deficiência, onde podem aprender a ler, escrever e bordar. “É um sítio construído pela vontade das mulheres. Um lugar onde podem ganhar a vida e viver de forma independente, com dignidade e confiança em si mesmas”, resume a presidente da Associação Al Kawtar, Zahra Bouhaya.
A ideia surgiu de uma experiência anterior de trabalho com homens com deficiência. Não resultou. “Pode não ter funcionado devido à mentalidade das pessoas que exigiam tudo sem esforço por causa da deficiência”, explica a matrona da casa, mas acrescenta: “Ou o erro pode ter sido meu por não saber lidar com eles, por falta de experiência”.
Em 2006, Zahra Bouhaya e a presidente da Fundação Karl Kahane, Patricia Kahane, decidiram tentar de novo, desta vez com mulheres. E resultou. Agora, todos os dias, a Al Kawtar é uma oficina onde as mulheres se reúnem e bordam em “tricot” e “crochet” para responder às encomendas vindas de todo o país e exterior, pagas “justamente” por horas de trabalho. Mas é muito mais: é uma casa onde desfiam os seus problemas, alinhavam cuidados de saúde e alimentação e aprendem a ler e a escrever. “Hoje, estão mais seguras de si mesmas, sentem que participam na economia e exercem uma profissão que lhes dá satisfação e reconhecimento”, diz Zahra Bouhaya. É, no fundo, um lugar onde estas mulheres tecem futuro.

Ana Filipa Oliveira

história inédita, 2010



Patrick Arnoux

do documentário “Vision D’Al Kawtar”, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário