9 de dezembro de 2012

semana 50
Memória





Para a “Memorial”, ONG russa de direitos humanos, o Cáucaso do Norte russo é um cenário de graves violações de direitos humanos, principalmente depois do início da guerra da Tchetchénia, em 1991. Criada em 1987, em plena “perestroika”, a “Memorial” tem vindo a investigar e denunciar actos cometidos contra a população civil: pessoas desaparecem, são detidas ilegalmente e torturadas.
Quando se fala da luta pelos direitos humanos na Tchetchénia, não se pode passar ao lado da figura de Anna Politkovskaia, jornalista assassinada a 7 de Outubro de 2006, em Moscovo. Poucos são os que duvidam que a causa deste crime está nas denúncias das violações dos direitos humanos levadas a cabo pelas autoridades tchetchenas.
Natália Estemirova foi outra mulher que tombou pelos direitos humanos na Tchetchénia. Raptada por desconhecidos a 15 de Julho de 2009 em Grozni, capital tchetchena e assassinada no mesmo dia. Natália estava convencida de que “os defensores dos direitos humanos são assassinados com a benção do poder”.
Oleg Orlov, também dirigente da “Memorial”, acusou Ramzan Kadirov, presidente da Tchetchénia, de estar por detrás do assassinato de Estemirova. Está agora a ser julgado por “calúnia”.
Lydia Yusupova, advogada de Grozni, continua a procurar pessoas desaparecidas na Tchetchénia.

José Milhazes
inédita, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário