16 de dezembro de 2012

semana 51
David contra Golias – a ousadia de Silas Siakor



























De um lado, o todo-poderoso Charles Taylor. Do outro, um mero cidadão. Silas Siakor é a prova de que uma pessoa pode fazer a diferença. Ambientalista e activista pelos direitos humanos, passou os últimos anos a reunir documentos que ajudaram à acusação internacional contra o ex-presidente liberiano.
Que Charles Taylor fique “na cadeia por muito tempo” é o mínimo que este cidadão como outro qualquer pode esperar. Até porque colocou a sua vida à disposição do bem-estar dos outros – na verdade, do bem-estar da Humanidade.
Quando o entrevistei, em Abril de 2009, Silas Siakor impressionou-me pela força da sua simplicidade. No seu tom pausado, sem pressas, com a certeza de que o mundo dará razão à sua coragem, ele não tem o charme do herói nem se lhe encontra aquela centelha de loucura que costuma iluminar os audazes. É apenas um tipo normal – “a regular guy”.
“Em cada indivíduo há potencial e todos podem desenvolver esse potencial desde que tenham espaço e oportunidade” – Charles Taylor foi a oportunidade de Silas, que reuniu uma colecção de documentos entregues nas Nações Unidas denunciando os crimes cometidos pelo ex-presidente da Libéria, que está a ser julgado pelo Tribunal Especial para a Serra Leoa. Começou por querer apontar o dedo aos políticos nacionais, pretendia forçar Taylor e outros dirigentes a cumprirem com as suas “obrigações para com o povo”. “Os direitos das comunidades locais estavam a ser abusados, elas não estavam a beneficiar da exploração dos recursos e as florestas estavam a ser destruídas”.
Mas “Taylor não estava disposto a ouvir, estava mais interessado em silenciar quem estava a documentar os assuntos e a chamar a atenção para eles”. E do nacional Silas partiu para o global. O caso da Libéria “desafia o sistema internacional”, porque mostra como “a exploração dos recursos naturais alimenta conflitos”.
Silas não teve medo de Taylor – e continua a não ter dos “muitos apoiantes” que o ex-chefe de Estado ainda tem na Libéria. Mas fecha a expressão quando fala das “pressões” a que está sujeito. “Sinto-me seguro. Mas tenho de estar atento e vigilante” – uma lição para cada cidadão comum.
Silas escolheu continuar a viver e a trabalhar na Libéria, mas reconhece que o faz “num ambiente muito difícil”. “Muitas vezes temos de pesar as opções. Quando vou ao Parlamento fazer campanha por alguma lei, fico frente a frente com gente que gostava mais de ver atrás das grades. Mas eles estão em posição de autoridade, tomam decisões. Tenho de lhes pedir que me ouçam, ainda sabendo que eles não têm a mínima motivação para o fazer”.
A pena para Taylor não deve ser inferior a “ficar na cadeia por muito tempo” e Silas gostava de ver o mesmo acontecer a outros destacados dirigentes liberianos que continuam no poder. Porém, a actuação do Tribunal Especial para a Serra Leoa preocupa Silas. “Tenho dúvidas sobre a qualidade de algumas testemunhas que depuseram em tribunal. Há muitas outras que podiam fornecer melhores provas para confirmar a ligação entre Taylor e a Serra Leoa”. “A Libéria tem uma segurança frágil. Ainda há muitas divisões, as facções levarão tempo a sanar. Muitos dos que deviam ser julgados continuam em posições de poder. E contra alguns até há provas mais fortes do que contra Taylor”.
Mas Silas é optimista e acha que a Libéria “será muito diferente dentro de uma década” – “está numa encruzilhada interessante”. E elogia a presidente Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher a ser eleita para a chefia de um Estado em África.
Silas defende que “os direitos humanos não são separáveis do desenvolvimento sustentável” e batalha pela aprovação de uma lei que reconheça o direito dos indígenas à terra. É isso que faz com o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, que dirige.
Na Libéria, “80 a 85 por cento” das pessoas vivem em zonas rurais. O Estado foi açambarcando as terras aos indígenas. Hoje, estes podem “assentar, cultivar e viver” nelas, mas continuam sujeitos à expropriação sem pré-aviso. O país está povoado de “sem-terra nas suaspróprias terras”.
Silas critica o Norte, por continuar a olhar para África como “uma reserva de recursos naturais”, onde vai “buscar mas não repõe”. Mas deixa uma esperança: “Talvez a próxima geração de activistas deixe de olhar subservientemente para o Norte e passe a olhar para o Sul, a pensar por si própria, a decidir em que direcção quer ir, a pedir ajuda se precisar, mas numa base de parceria”.

Sofia Branco
a partir da entrevista publicada no jornal Público, 15 de Abril de 2009

Enric Vives-Rubio
inédita, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário